noticias860 Seja bem vindo ao nosso site João Pessoa News !

CABEDELO

MARIA EMPREENDEDORA NOS BAIRROS Jacaré recebe projeto itinerante e curso de Pìzzaiolo e Salgados Finos

Publicada em 16/11/23 às 09:28h - 1502 visualizações

João Pessoa News


Compartilhe
Compartilhar a noticia MARIA EMPREENDEDORA NOS BAIRROS Jacaré recebe projeto itinerante e curso de Pìzzaiolo e Salgados Finos  Compartilhar a noticia MARIA EMPREENDEDORA NOS BAIRROS Jacaré recebe projeto itinerante e curso de Pìzzaiolo e Salgados Finos  Compartilhar a noticia MARIA EMPREENDEDORA NOS BAIRROS Jacaré recebe projeto itinerante e curso de Pìzzaiolo e Salgados Finos

Link da Notícia:

MARIA EMPREENDEDORA NOS BAIRROS Jacaré recebe projeto itinerante e curso de Pìzzaiolo e Salgados Finos
 (Foto: João Pessoa News )

Aulas beneficiaram 35 pessoas e fazem parte das ações da SEPMDH para capacitar e ajudar mulheres com sua independência financeira

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e da Diversidade Humana de Cabedelo (SEPMDH), segue com a modalidade itinerante do projeto Maria Empreendedora, que ajuda as mulheres cabedelenses a obterem a própria renda, através de cursos em diversos segmentos da área culinária.

Desta vez, a iniciativa beneficiou 35 pessoas no bairro do Jacaré com o curso de Pizzaiolo e Salgados Finos. As aulas aconteceram nos dias 07, 09 e 13 de novembro, na quadra da Soaje, com o encerramento nessa terça-feira (14), quando serão entregues os certificados às participantes.

O Maria Empreendedora tem como objetivo geral capacitar e orientar mulheres A principal meta é capacitar mulheres, juntamente com o público LGBTQIA+, a realizar ou buscar trabalhos na área, visando sua independência financeira e melhoria de vida através do empoderamento.

“O Maria Empreendedora foi criado há alguns anos e já preparou centenas de mulheres para o mercado de trabalho em Cabedelo. Antes ele só acontecia no âmbito da Secretaria, mas agora temos o modelo itinerante, pois vimos a necessidade de levar para os bairros. Isso facilitou demais o acesso de muitas mulheres que não possuem condições financeiras ou até mesmo tempo para pegar um transporte e ir fazer um curso em outra localidade. Agora elas podem se profissionalizar e começar a empreender, vender na rua, vender online ou para os amigos, e começar um novo negócio, ou gerar uma renda extra para a família. Estamos fazendo tudo com muito empenho e dedicação. É a Prefeitura de Cabedelo incentivando para que as mulheres cresçam cada vez mais”, destacou Camila Holanda, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

A versão itinerante do Maria Empreendedora surgiu para ampliar o alcance das formações, levando-as para dentro das comunidades. O acesso ao curso é feito via inscrições no local onde serão realizadas as aulas. A próxima edição do projeto vai acontecer no bairro Recanto do Poço ainda neste mês de novembro.

Nesta edição, o projeto levou o curso de Pizzaiolo e Salgados Finos, ministrado pela chef de cozinha Samantha Scaranz, com uma aprendizagem e assimilação adequada dos conteúdos e sua prática pelos alunos. Samantha, militante da causa LGBTQIAP+, destaca também que os cursos têm uma cota especial de vagas destinadas para este público .

“Esse projeto é muito grandioso para a vida delas e muitas vezes já escutei seus relatos de que hoje elas se sentem incluídas no mercado de trabalho. Ouvi também que algumas estão saindo de uma depressão, ou então saindo da zona de conforto de sempre depender do marido, de um lar onde é  o homem que domina, que paga e que faz tudo, e agora tem a oportunidade de se tornarem empreendedoras. Importante que elas levem está mensagem e essas conquistas para toda comunidade e ainda que expandam para o público LGBTQIAP+. As minorias estão sendo abraçadas por essa gestão. Precisamos abrir as portas para que as pessoas vençam”, ressaltou Scaranz.

O curso reúne diversas vivências de mulheres jovens ou experientes que buscam um lugar de protagonismo em seus próprios cotidianos. A comerciante Edivane Soares,  61 anos, já trabalha no ramo alimentício e aproveitou o momento para aprender novas técnicas.

“Eu já trabalho com salgados e hoje é de onde sai meu sustento. Graças a Deus esse curso serviu pra me aperfeiçoar e trocar experiências. E essa iniciativa de trazer para o bairro é uma benção pra mim e pra as outras mulheres que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho”, destacou a participante.

“Estou fazendo pela primeira vez esse curso, entrando nessa área de arte culinária. Muitos querem aprender e ajudar na renda de casa e eu estou aprendendo uma profissão, pois devemos sempre aprender algo na vida”, finalizou a estudante Mainne Alves (17), moradora do bairro.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 83987542001

Visitas: 1009626
Usuários Online: 188
Copyright (c) 2024 - João Pessoa News
Converse conosco pelo Whatsapp!