Cuidados e atenção especiais. É assim que Cabedelo lida com os pacientes que são assistidos pela rede de Atenção Básica municipal. Exemplo disso é o Programa de Suplementação de Domiciliar (PSD), que oferece suporte nutricional diferenciado para crianças alérgicas à Proteína do Leite de Vaca e demais enfermidades com necessidades específicas.
O PSD assiste desde o momento que o paciente recebe alta do Hospital Municipal, quando já começa a ser acompanhado por um profissional e receber o suporte nutricional.
A iniciativa surgiu com o objetivo de dar continuidade ao cuidado de pacientes que eram assistidos no Hospital e receberem alta perdiam esse suporte nutricional, o que fazia com que muitos acabassem voltando a ser internados por conta da desnutrição.
Atualmente, são atendidas 25 crianças alérgicas à Proteína do Leite de Vaca. Porém, o programa não atende apenas a esse público. Idosos, acamados, desnutridos, pacientes que devido a alguma patologia não esteja se alimentando por via oral, pacientes renais, com diabetes descompensada e em baixo peso, crianças prematuras, desnutridas, autistas e com microcefalia também podem receber a suplementação de micronutrientes. Atualmente, são 180 pacientes cadastrados que se encaixam nesses perfis.
Para ter acesso ao programa, a mãe ou responsável deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro com a prescrição médica e fazer o cadastro junto à nutricionista, ocasião que será feito o cálculo da quantidade necessária para o mês. A cada 4 meses o nutricionista refaz os cálculos, alterando as quantidades, se necessário. Para o cadastro, é importante estar munido do comprovante de residência, cartão do SUS do paciente, certidão de nascimento e caderneta de vacinação (no caso das crianças).