A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde (SES), já está emitindo carteiras de identificação para atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia no município.
A medida atende à lei municipal nº 2.021/2019. Por meio da identificação, a pessoa com fibromialgia passará a ter atendimento prioritário nas repartições públicas da administração direta e indireta do Município, nas mesmas condições do atendimento dispensado às pessoas portadoras de deficiência. A lei também garante que nas empresas comerciais que recebem pagamentos de contas, as pessoas com fibromialgia sejam incluídas nas filas já destinadas aos idosos, deficientes e gestantes.
Para a emissão da carteira, o cidadão deve acessar o portal da Prefeitura, fazer o cadastro, preencher o requerimento e anexar a documentação necessária (RG, CPF, SUS, comprovante de residência e laudo médico). O usuário poderá acompanhar o processo para a emissão e entrega das carteiras por meio desse mesmo link.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3206.0460.
A Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.
Em Cabedelo, pacientes com fibromialgia têm acesso a consultas com Reumatologista na Policlínica e Fisioterapia na Cemfisio.