Educar para o trânsito através de vivências lúdicas. Esse é o objetivo do projeto “Era uma vez na Semob”, apresentado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo.
A iniciativa, organizada pela Coordenação da Educação para o Trânsito, tem o objetivo de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita do público da Educação Infantil, através de experiências recreativas e informativas de trânsito.
“Ficamos felizes em fazer parte de uma gestão que também promove vários projetos no âmbito da Educação para o Trânsito. E nos orgulha muito uma Secretaria de Mobilidade operante e que é referência em diversas ações”, afirmou o chefe de gabinete Fabrício Magno, que foi ao evento representando o gestor municipal.
O projeto contou com a presença de cerca de 20 crianças da creche municipal Pequeno Príncipe, que foram acompanhados do Centro até a Sede da Semob, em Intermares, pela equipe dos agentes de trânsito. Por lá, elas foram recepcionadas com apresentação da faixa de pedestre e cartazes de boas-vindas e fizeram um tour interativo pelas dependências do órgão. A programação ainda contou com a realização de oficinas, contação de história, pintura de semáforos e entrega de material educativo.
“Neste projeto estamos recebendo crianças e, de forma lúdica, visamos trabalhar a Educação para o Trânsito desde a fase pueril. Temas como travessia na faixa de pedestre e respeito aos sinais de trânsito fazem com que criemos uma consciência crítica nesse público. E futuramente teremos cidadãos mais responsáveis no trânsito e que respeitarão, acima de tudo, a vida. Nós já temos um projeto (Educa) que atende o alunado numa faixa etária mais elevada e agora estamos ampliando isso”, pontuou Inácio Morais, secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo.
A coordenadora de Educação para o Trânsito da Semob Cabedelo, Abimadabe Vieira, explicou também que o projeto irá acontecer mensalmente e alcançar o público infantil de todas as creches.
“O ‘Era uma vez na Semob’ chega para complementar o trabalho de Educação para o Trânsito que nós já fazemos em creches e escolas do município. Ele acontecerá mensalmente e será itinerante, pois vamos fazer com que as crianças entendam desde cedo a importância dos órgãos do município. É importante que eles possam fazer crítica, analisem e aprendam de forma prazerosa com o apoio dos nossos agentes e de educadores da Secretaria de Educação. E no futuro teremos motoristas responsáveis e cumpridores da legislação de trânsito”, finalizou.