noticias223 Seja bem vindo ao nosso site João Pessoa News !

Cidade

Procon-JP fiscaliza agências para cumprimento da legislação

Publicada em 29/04/22 às 11:16h - 414 visualizações

João Pessoa News


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Procon-JP fiscaliza agências  para cumprimento da legislação  Compartilhar a noticia  Procon-JP fiscaliza agências  para cumprimento da legislação  Compartilhar a noticia  Procon-JP fiscaliza agências  para cumprimento da legislação

Link da Notícia:

 Procon-JP fiscaliza agências  para cumprimento da legislação
 (Foto: João Pessoa News )

A Operação Banco Saudável do Procon de João Pessoa, que é retomada a cada final e início de mês devido à grande movimentação provocada pelo pagamento de salários e aposentadorias, está fiscalizando agências bancárias para cumprimento da legislação pertinente ao segmento. Além disso, também são verificadas as leis específicas dos direitos das pessoas com necessidades especiais.

 Nesse trabalho, o Procon-JP já emitiu, este ano, 10 autuações e 10 notificações ao setor. A fiscalização segue até a próxima segunda-feira (2).

O Procon-JP está verificando se os estabelecimentos estão cumprindo a legislação que regula o tempo de espera na fila para atendimento, número de caixas para atender a demanda, funcionamento do painel eletrônico de chamadas, inclusive do uso com aviso sonoro. “Também estamos verificando a aplicação das leis que protegem as pessoas com necessidades especiais físicas, como a que obriga as agências a disporem de cadeira de rodas para possíveis eventualidades”, informa o secretário Rougger Guerra.

A fiscalização está inspecionando, ainda, a lei estadual 10.617/2015, que obriga as instituições bancárias a instalarem caixas eletrônicos com sistemas em Braille e áudio nas principais agências da Paraíba, além da lei estadual 9.306/2010, que prevê a obrigatoriedade de caixas eletrônicos adaptados para pessoas com deficiência física ou cadeirantes.

Penalidades – Os estabelecimentos autuados estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas que, para qualquer segmento, registra o mínimo de R$ 7 mil. “No caso dos bancos, o menor valor é de R$ 15 mil, com o valor variando segundo a gravidade da infração e da quantidade de reincidências para o mesmo problema. O prazo legal para a defesa é de 10 dias a partir da data do recebimento do auto de infração”, pontua Rougger Guerra.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, nº 473, Tambiá

Orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Instagram: @procon_jp

Procon-JP na sua mão: 9 8665-0179

WhatsApp Transporte público: 9 8873-9976




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 83987542001

Visitas: 1009664
Usuários Online: 23
Copyright (c) 2024 - João Pessoa News
Converse conosco pelo Whatsapp!