O lanterna Brasil de Pelotas é o primeiro rebaixado na Série B. As vitórias do Brusque sobre o Náutico e do Londrina em cima do Remo, na noite desta terça-feira, somadas à derrota xavante por 1 a 0 para o Avaí, no Bento Freitas, oficializam a queda do clube gaúcho para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Restam cinco rodadas para o término da participação do Brasil, que tem 23 pontos e é o lanterna na Série B. Portanto, quinze pontos em disputa. O Xavante pode chegar aos mesmos 38 pontos que têm Brusque, 15º, Ponte Preta, 16º e Londrina, 17º.
Os catarinenses acumulam 11 vitórias e não podem mais ser alcançados pelos gaúchos. Londrina e Ponte Preta têm nove vitórias, número que o Brasil ainda poderia chegar. Mas a tabela reserva um duelo direto entre os dois na 36ª rodada.
O jogo entre paranaeneses e paulistas garante que, no mínimo, um dos clubes ainda pontue até o fim da competição, o que rebaixa o Xavante oficialmente para a Série C. A Macaca ainda joga na noite desta terça-feira contra o Goiás e pode pontuar antes disso.
- É só pedir desculpas ao torcedor, acredito que iniciamos muito mal na competição, estamos colhendo o que plantamos lá no início. Começamos mal, um pouco de desorganização. Estamos aqui para tentar honrar e defender o clube até o último jogo - disse Leandro Camilo após a derrota para o Avaí.
O Brasil de Pelotas estava desde 2015 na Série B do Brasileirão e nas últimas temporadas investiu na remodelação do Estádio Bento Freitas. No entanto, o ano foi marcado por uma crise financeira, com salários atrasados e até ameaça de torcedores ao grupo.