As apreensões de drogas realizadas pela Polícia Militar com apoio da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães), tiveram destaque neste último final de semana em João Pessoa. Mais de 10 quilos de drogas, aproximadamente, foram localizados a partir da atuação dos cães que, com a ajuda do faro, localizaram os entorpecentes em áreas de difícil acesso.
A apreensão mais recente ocorreu na noite do domingo (22), na região da Rua da Mata, no Rangel, em uma ação conjunta com a Força Tática do 1º Batalhão. Em uma varredura na busca por um suspeito, os policiais junto com o cão Gothan, encontraram 15 porções de substância semelhante à cocaína e maconha, além de uma pistola, carregadores, munições, material para embalar os entorpecentes, e balança de precisão (foto abaixo).
No sábado, a cadela Gabi localizou várias porções de entorpecentes entre maconha, crack e cocaína em uma casa abandonada e em um terreno, no bairro de Mandacaru. A ação aconteceu com apoio do 1º Batalhão. Já na sexta-feira (20), mais de 12 tabletes e diversas porções de maconha, crack e cocaína também foram apreendidos, com a ajuda da cadela Athena. O material estava em uma barreira, em uma área de matagal, na comunidade do Timbó, na zona sul da capital (foto abaixo).
“A importância dos cães de detecção de narcóticos e armas se dá pela sua grande capacidade olfativa, chegando a ter cinco vezes mais células para este tipo de função, do que um ser humano normal. Neste sentido, os cães são fundamentais para o êxito nas operações e para o combate direto do narcotráfico, principalmente nas localidades onde os narcóticos possam ser acondicionados”, explicou o capitão Sobral, comandante da CPCães.
Os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia, que deverá fazer a pesagem oficial dos narcóticos, e investigar a quem pertenciam.