O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) atualizou a frota de veículos com a aquisição de 15 carros híbridos. Os veículos entregues em dezembro do ano passado substituem carros mais antigos e menos eficientes no consumo de combustível, além de possibilitar uma redução de gastos com manutenção veicular. A nova frota, também, contribui com as políticas de zerar as emissões de gases de efeito estufa.
A aquisição desses veículos atende a necessidade de alinhamento com o Movimento Ambição Net Zero do Pacto Global da ONU, que desafia e apoia empresas integrantes a estabelecer metas, com base na ciênci,a para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Ao longo do último ano, o TRT-13 estabeleceu uma série de ações para reduzir seu impacto ambiental através do Programa Carbono Neutro. Entre elas, o Ato TRT13 SGP nº 134, de 30 de outubro de 2023, que regulamenta a utilização exclusiva de etanol nos veículos do Regional.
O sistema híbrido dos carros adquiridos pelo TRT-13 possui dois sistemas de motorização: elétrico e combustível. Esse tipo de veículo possui uma central elétrica que gerencia e decide se o veículo deverá utilizar o motor elétrico ou de combustão, ou ambos simultaneamente, dependendo do terreno.
Os carros híbridos são autorrecarregáveis e usam o próprio motor a combustão para carregar a bateria por meio da frenagem regenerativa, onde o momento da frenagem do carro é transformado em energia elétrica para os geradores. Uma das grandes vantagens do híbrido está no seu baixo consumo de combustível. A necessidade de reduzir a quantidade de combustível utilizado por quilômetro rodado está relacionada ao propósito de reduzir a poluição produzida pelo automóvel.