A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ações do Julho Amarelo, mês que marca a luta contra as hepatites virais. Nas atividades, as equipes de saúde estão realizando aconselhamento, fornecendo orientações à população em relação à prevenção das hepatites virais, assim como fazendo testagens para detecção da doença.
“Controlar e monitorar essas e outras infecções é de extrema importância, pois quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações das formas crônicas e agudas, podendo levar a cirrose ou ao câncer de fígado”, alertou o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta.
Mês de conscientização – O Julho Amarelo é celebrado para efetivar ações relacionadas à luta contra as hepatites virais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.
Hepatites virais – As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado. Elas representam um problema de saúde pública de grande importância, pois é significativo o número de pessoas atingidas e não identificadas.
As hepatites virais causam alterações leves, moderadas ou graves no fígado. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Programação
Lerolândia – 24/07
UBS Flávio Maroja – 25/07
UBS Barão do Abiay – 25/07
UBS Padre Malagrida – 26/07
UBS Farmacêutico Antônio Azevedo – 26/07
Caps – 26/07 9h às 11h30
Heitel Santiago – 27/07
Praça Estudante Marcos Monteiro Filho – 28/07 – 9h às 14h