O litoral de Conde faz parte de um território que recebe com frequência, tartarugas marinhas que fazem seus ninhos e realizam a desova de seus ovos. Pensando na proteção destes espaços, a Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a São Braz, a ONG IPAS (Instituto Parahyba de Sustentabilidade) e o Observatório Marinho, iniciaram a instalação de placas informativas nas praias do município, para informar a população da importância da preservação deste local.
As placas estão sendo colocadas em toda a extensão da Costa de Conde, onde há ninhos de tartarugas marinhas que são monitorados pelas equipes do IPAS e do Observatório Marinho e a Prefeitura por meio da SEMAM vai intensificar a fiscalização no local. “Estamos iniciando a instalação das placas informativas no litoral de Conde. Da Barra de Gramame até a Barra do Graú, de acordo com as informações das Ongs sobre as áreas de desovas, estaremos reforçando com as placas e também as equipes realizando a fiscalização necessária”, disse o secretário de meio ambiente, Walber Farias.
Walber também destacou que “é de fundamental importância a conscientização da população e dos visitantes, sobre não invadir ou mexer nesses espaços onde as tartarugas depositam seus ovos. É um esforço que necessita da união de todos para que possamos preservar as tartarugas e seu espaço de reprodução”, afirmou.
As placas contêm informações importantes, tais como não tocar nos ninhos e proibir o tráfego de veículos, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.