A Polícia Militar inaugurou, na manhã deste sábado (17), mais uma Unidade de Polícia Solidária (UPS), que irá fortalecer ainda mais a segurança preventiva e a parceria com a comunidade na região da rua Duarte Lima, no Varadouro, em João Pessoa. A ocasião foi presidida pelo próprio comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, acompanhado de oficiais e praças do 1º Batalhão, e gestores da PM e órgãos parceiros.
A prevenção de ilícitos e a integração comunitária têm sido o carro chefe da PM na Duarte Lima, rua próxima ao 1º Batalhão e que, em anos anteriores, recebia usuários de drogas em um ambiente marginalizado. Essa realidade começou a mudar a partir do Projeto Recomeçar, que foi implementado pela 5ª Companhia do 1º Batalhão. Com apoio de um micro-ônibus, a PM tornava-se referência na região, sendo o órgão público mais próximo da população, e que passava a integrar a vida daquela comunidade, dirimindo conflitos e apontando solução para os problemas.
Já nas últimas semanas, o projeto ComVida, formado a partir de uma articulação da Coordenadoria de Integração Comunitária e Direitos Humanos da PM e 1º Batalhão, em parceria com sociedade civil, organizações governamentais e não-governamentais, e moradores, revitalizou a área com pintura, limpeza, iluminação, e uma série de ações em benefício da população local e transeuntes. O impacto na segurança está sendo direto, contribuindo com o fortalecimento das ações preventivas.
Neste sábado, o coronel Sérgio Fonseca homenageou policiais e civis parceiros da Polícia Militar, e destacou a importância das ações preventivas da PM, e do apoio a parceria firmada com a comunidade local e órgãos públicos. O tenente-coronel Flávio Santos, comandante do 1º BPM, também destacou a importância das ações para manutenção da ordem, e prevenção dos ilícitos na região.